header
Regulamento Prêmio Energisa Estímulo ao Audiovisual Paraibano

O Festival CINEPORT promove uma competição específica para os filmes rodados na Paraíba por realizadores residentes no estado. O Prêmio patrocinado pela Energisa confere nesta edição o valor de R$25.000,00 para o melhor filme desta competição.

leia aqui o regulamento

Inscrição

Poderão concorrer ao Prêmio Energisa filmes curtas( até 25 minutos) e média metragem ( até 60 minutos) realizados na Paraíba  por diretores e produtores comprovadamente domiciliados no Estado da Paraíba, há pelo menos um ano. No ato da inscrição, deverão ser enviadas por correio duas comprovações de residência ou de atividade comercial no período estabelecido (contas de luz ou de gás, água, banco, IPTU, CNPJ, etc.). Uma conta deverá trazer a data de um ano atrás e a outra, ser atual.

A ficha de inscrição deverá ser preenchida no site do festival e enviada uma cópia da mesma, juntamente com os materiais solicitados, lembrando também que as 4 cópias do filme em DVD para o júri deverão ser enviadas para o endereço ali informado .

As inscrições para o Prêmio Energisa estarão abertas entre os dias 4 de dezembro de 2013 e 20 de fevereiro  de 2014.

Serão aceitos filmes realizados em 2013, com duração máxima de 60 minutos.

Prêmio Energisa

O Prêmio Energisa, no valor de R$ 25.000,00, será entregue ao filme vencedor durante a cerimônia de encerramento do Festival CINEPORT.

Decisões

Todas as decisões da Comissão de Jurados são soberanas, definitivas e irrecorríveis.

Casos Omissos

Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Direção do CINEPORT.

Regulamento Troféu Andorinha Curta/Média Metragem

O Festival CINEPORT permite inscrições nas categorias curta-metragem e média metragem ficção, documentário, animação e videoclipe. A competição pelo Troféu Andorinha Curta Metragem aberta a todos os países de língua portuguesa.

leia aqui o regulamento

  • O Troféu Andorinha Curta ( até 25 minutos) e Média Metragem ( até 60 minutos) será outorgado nas seguintes categorias :
  • Melhor Filme Ficção
  • Melhor Filme Documentário
  • Melhor Filme Animação
  • Melhor Videoclipe
  • Melhor Filme Geral

Seleção:

Para selecionar os filmes que irão integrar a Competição Andorinha Curta e Média Metragem, uma das modalidades competitivas do Festival CINEPORT, será constituída uma comissão de seleção com críticos, jornalistas e profissionais do cinema.

Na Categoria Andorinha Curta e Média Metragem, a participação do filme poderá se realizar por meio de convite realizado pela Comissão de Seleção Festival e, por inscrição, realizada pelo diretor ou produtor do filme.

OOs Troféus Andorinha Curta e Média Metragem serão conferidos exclusivamente a produções oriundas de países–membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Inscrição

Para participar da Competição Andorinha Curta e Média Metragem deverá ser preenchida a ficha de inscrição eletrônica e seguir as instruções que se encontram no sítio eletrônico do Festival www.festivalcineport.com.

  • O filme inscrito deverá também atender aos seguintes requisitos:
  • Ter sido finalizado entre 01 de janeiro de 2012 até 15 de fevereiro de 2014.
  • Ter cópias em DVD.
  • Deverão ser enviadas pelo correio quatro cópias em DVD do filme para apreciação da comissão de seleção, com data de postagem de até 15 de fevereiro de 2014, endereçadas à sede da Fundação Ormeo Junqueira Botelho Festival , Avenida Astolfo Dutra, 41 - Centro - Cataguases MG - Brasil 36770-001.
  • Além das cópias em DVD e da ficha de inscrição preenchida, os participantes deverão também enviar o seguinte material promocional em arquivo digital: sinopse; três fotos do filme em alta resolução; biografia, foto e filmografia do diretor; e, ainda, em papel material gráfico promocional, se disponível.

Seleção dos filmes concorrentes

Um comitê indicado pelo Festival ficará responsável pela seleção dos filmes.

A divulgação dos filmes selecionados será feita via internet até o dia 15 de Março de 2014.

Cópia de exibição

A partir das informações preenchidas na ficha de inscrição, será definido com o produtor ou diretor o melhor formato de exibição para projeção digital de qualidade ou película, dentro das opções oferecidas pelo festival e disponibilizadas pelo concorrente.

As cópias dos filmes selecionados deverão chegar à Secretaria do CINEPORT em João Pessoa até o dia 30 de Março de 2014, impreterivelmente, no endereço: Av. Juarez Távora n° 243 –Bairro Torre –João Pessoa - Paraíba- CEP:58040-022

Transporte e devolução

O Festival CINEPORT será responsável somente pelas despesas relativas à devolução dos filmes efetivamente selecionados para participação.

Os filmes são cobertos por um seguro feito pelo CINEPORT, desde o momento em que o Festival recebe as cópias do agente de cargas até o momento em que as devolvem nos endereços comunicados pelos produtores.

As despesas com transporte e impostos dos vídeos e materiais enviados para seleção correm por conta dos produtores e/ou de seus representantes legais. O CINEPORT só irá devolver os vídeos enviados para a seleção quando o interessado arcar com as respectivas despesas, devendo este orientar o transporte e se responsabilizar pelos custos de devolução.

Promoção do Festival

Com o objetivo de promover o Festival, salvo restrição expressa por parte do produtor ou detentor dos direitos do filme, fragmentos das obras selecionadas poderão ser exibidas, num prazo igual ou inferior a 120 dias do recebimento do filme por parte da produção do evento, em salas de cinema, redes de TV abertas ou fechadas e sessões não comerciais.

Os filmes curta metragens vencedores do Festival poderão ser exibidos no site do Festival e em Mostras CINEPORT, realizadas sem cobrança de ingresso, com finalidade de difusão cultural, que poderão acontecer nos países de língua portuguesa após a realização da 6 ° edição do Festival.

No formulário de inscrição do filme contém espaço exclusivo para autorização ou proibição de exibição de fragmentos editados do filme para fins de promoção do Festival e também para autorização ou proibição para que os eventuais filmes vencedores participem das Mostras CINEPORT. É muito importante que o participante preencha esta autorização.

Júri Competição Andorinha Curta

A Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, entidade promotora do Festival, convidará para fazer parte do júri do Troféu Andorinha Curta e Média Metragem profissionais de notório saber na área do cinema e do audiovisual, que serão responsáveis pela decisão final na escolha dos premiados e cuja decisão será soberana e incontestável.

Faça sua inscrição aqui

* Campos Obrigatórios

    • Curta-Metragem:
    • Média-Metragem:
  • Autorizo a exibição deste trabalho no site do Festival Cineport.
  • Quero receber emails sobre o Festival Cineport.
  • Enviar
  • incentivo
  • patrocinio

    logo_patrocinio
  • Realização

    fojblogo
  • mincultura

    cineport na rede

    linhafooter